Se alguém te perguntasse hoje mesmo o que faz uma incorporadora imobiliária, você saberia responder? Talvez você pudesse confundir com os serviços de uma construtora, não é mesmo?
Bom, se está nos seus planos investir em um imóvel, é fundamental entender o que é e como funciona esse tipo de empresa para que você saiba quais são as responsabilidades delas. Dessa forma, nesse conteúdo queremos que você conheça as principais informações e conceitos sobre uma incorporadora imobiliária.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
O que é uma incorporadora imobiliária?
Uma incorporadora imobiliária é a empresa responsável por encontrar boas oportunidades para desenvolver empreendimentos residenciais ou comerciais. Portanto, sua principal função é estar à frente de novos projetos, dando instruções e ideias para o seu desenvolvimento, cuidando da comercialização, evolução, documentação e também fazendo a gestão das obras.
Importante: uma empresa incorporadora deve estar enquadrada no CNAE Primário 4110-7/00 e não pode ser MEI.
Então, podemos dizer que a incorporadora é a “dona” de um projeto. E quem ajuda a desenvolvê-lo são os chamados parceiros. Ou, em um âmbito mais formal, os prestadores de serviços contratados.
Funções de uma incorporadora imobiliária:
Nesse sentido, dentro da sua atuação, existem algumas responsabilidades que são únicas e exclusivas desse tipo de empresa:
- Pesquisa e análise de mercado;
- Escolha e compra do terreno do empreendimento;
- Características do projeto (n.º de unidades, localização, valores, metragens, etc.), considerando as tendências de moradia;
- Busca por novos investidores;
- Contratação de funcionários e outras empresas para a construção do projeto;
- Venda das unidades, em casos de apartamentos, por exemplo;
- Definição dos recursos a serem utilizados;
- Responsabilidade por cuidar de toda a parte jurídica, financeira e tributária que os procedimentos de incorporação envolvem.
De modo geral, uma incorporadora vai organizar e monitorar o desenvolvimento do seu projeto, vender as unidades existentes e garantir que tudo esteja dentro dos padrões de qualidade e prazos, seguindo normas e leis.
Ok. Mesmo sabendo de tudo isso, você ainda pode estar se perguntando: qual a diferença da atuação de uma incorporadora imobiliária para uma construtora? Afinal, têm muitas empresas por aí com o nome “construtora”, mas que fazem tudo isso que mencionamos acima. Isso pode?
Calma, logo abaixo nós explicaremos um pouco mais sobre essas diferenças e se é permitido ou não essa junção de atribuições.
Construtora e Incorporadora imobiliária: qual a diferença?
Recapitulando: uma incorporadora é responsável pela ideia do projeto, acompanhando todas as questões que envolvem o desenvolvimento do mesmo.
Mão na massa: já uma construtora é a empresa contratada pela incorporadora para executar as obras do empreendimento e seguir tudo o que está detalhado no projeto.
Essas empresas prestam serviço de construção de obras, utilizando técnicas que mais se enquadram com a localização, tipos de plantas e arquitetura. Por isso, não está dentro das suas atribuições, por exemplo, vender os imóveis do empreendimento que está construindo. Porém, por uma questão de boa prática no mercado, algumas ajudam nessa divulgação, até mesmo para valorizar a qualidade das obras feitas por elas.
Então, uma incorporadora também pode ser construtora?
Apesar das diferenças, muitas empresas decidem unir os dois serviços em uma só. Assim, sua atuação vai abranger tudo o que foi abordado acima, cuidando desde a escolha do terreno ideal até a qualidade da construção da estrutura do empreendimento.
Contudo, como uma recomendação baseada nas experiências de mercado, ter duas empresas distintas, incorporadora e construtora, atuando em um projeto, pode dar espaço para que cada uma cuide da sua especialidade de forma completa.
→ LEIA TAMBÉM: Por que escolher a Parada Inglesa para morar?
Como encontrar uma incorporadora imobiliária de confiança?
Agora que você já sabe o que faz uma incorporadora imobiliária, que tal conhecer mais sobre o que faz ela ser de confiança? Assim, na hora de escolher o seu apartamento, você saberá se quem está por trás do seu sonho oferece segurança e qualidade.
Uma incorporadora é a responsável por viabilizar o sonho da casa própria, comprando os terrenos onde o empreendimento será construído, cuidando das partes burocráticas de comercialização, divulgação, acompanhamento e regulamentação do mesmo, entre várias outras atividades.
É muita coisa, não é?
Portanto, para cuidar de todos esses detalhes, é necessário contar com uma incorporadora que ofereça:
Confiança por atuar com profissionais experientes e especializados em todos os processos e ser referência no mercado;
Transparência em comunicar as principais informações a todos os interessados de forma clara, objetiva e verdadeira;
Qualidade em todas as etapas da obra, com atenção aos acabamentos e estrutura para garantir o bem-estar e qualidade de vida aos moradores;
Empreendimentos de sucesso: projetos que se destacaram no mercado e conquistaram o público-alvo, sem maiores problemas.
Quer conhecer uma incorporadora que oferece tudo isso e muito mais? Acesse nosso site e saiba mais dos nossos serviços e produto de destaque: o Smile Parada Inglesa.
Nenhum comentário